Personalidade | Da redação | 11/08/2005 16h48

Equipe da Academia Moura vence torneio na Argentina

Compartilhe:

Equipe de judô da Academia Moura

A Academia Moura participou do Torneio Centenário do Clube Atlético Boca Juniors, em Buenos Aires, no dia 6 de agosto. O torneio contou com a participação de vinte e seis clubes argentinos, um paraguaio, um uruguaio e da Academia Moura. A equipe brasileira sagrou-se campeã com 184 pontos, seguida da equipe E.S.A.M, de Mar del Plata, com 113 pontos e da equipe Beriso, de Buenos Aires, com 104 pontos.

Segundo a Academia Moura, o ponto positivo da competição foi à inclusão de crianças dos projetos sociais apoiados pela Academia, que lutaram juntamente com os outros atletas como representantes brasileiros na competição. Foram quatro crianças do Projeto Salesiano Ampare, duas crianças do Projeto Social da Paróquia São João Bosco, duas crianças do Projeto Atleta do Futuro (Funesp) e uma atleta do Projeto Social do Colégio Dom Bosco. Com o apoio destes projetos, da barraca do Judô da Festa Junina do Colégio Dom Bosco e dos pais dos atletas da Academia Moura, todos estes atletas viajaram à Argentina, sendo que seis deles voltaram com medalhas.

Os atletas que alcançaram o primeiro lugar foram: Carolina Mayer, Renan Santos, Gabriel Athas, João Antunes e Leonardo Brazão. Classifiaram-se em segundo os atletas: Cassio Neto, Caio Prestes, Francisco Silva, Gabrielle Oliveira, Henrique Ribas, Kaíque Figueiredo, Felipe Cavalheiro, Taynara Penha de Lima, Thiago Oshiro, Tiago Melo e Maílson Nogueira. Conquistaram o terceiro lugar:Flávio Toome, Douglas Barreto, Edmã Ramos, Remerson Souza, Patrícia Silva, Thaís Nogueira, Priscila Castro, Maílson Nogueira, Stéfano Moura, Janderson Carvalho, Anaiad Costa, Francisco Silva e Josiane Santos.

Esta foi a primeira competição fora de Campo Grande para Leonardo Finotti Brazão, que estreou conquistando medalha de ouro. O judoca tem 12 anos e pratica judô há um ano e meio. Já praticou outros esportes mais foi no judô que o atleta resolveu se dedicar.

Caroline Mayer trouxe mais uma medalha de ouro para Mato Grosso do Sul. A judoca treina há três anos e esta é sua segunda conquista na Argentina, já havia conquistado outra medalha de ouro no Torneio Terra do Sol. Para Caroline a competição estava difícil, segundo a judoca de 12 anos, o nível dos atletas estava forte e a conquista do ouro a deixou muito surpresa.

Outra atleta que conquistou medalha foi Gabriel Athas. Segundo colocado na competição, o judoca de 13 anos já havia garantido outras conquistas, como terceiro lugar no Campeonato Estadual e primeiro na Copa Fernandópolis, em São Paulo. Segundo o atleta, que pratica judô há três anos, o nível da competição estava muito forte e os atletas do Brasil foram os que demonstraram melhor desempenho.    

Renan Santos afirmou não ter encontrado muita dificuldade em conseguir conquistar o primeiro lugar. O atleta de 9 anos ficou surpreso com a conquista, mas esta não foi a primeira, já garantiu outro primeiro lugar na Copa Mac, em Maracaju  e uma medalha de bronze no Torneio Terra do Sol, na Argentina. Renan pratica judô há quatro anos.

João Paulo Rodrigues Antunes foi a grande surpresa da competição. Ele começou a treinar judô há apenas dois meses e conseguiu conquistar o primeiro lugar, garantindo sua primeira medalha de ouro fora do Estado. Mesmo praticando judô há tão pouco tempo, João já conquistou outras duas medalhas competindo aqui em Campo Grande, uma de bronze e uma de ouro. Antes de treinar judô, João praticava kung fu. Ele começou a praticar esporte através do projeto Atleta do Futuro, realizado pela Funesp.

Taynara Penha de Lima começou a praticar judô há um ano, através de um projeto social realizado pela Paróquia São João Bosco em união com a Academia Moura. A pequena judoca já havia conquistado uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze em competições realizadas aqui no Estado, agora, conquistou sua primeira medalha fora de Mato Grosso do Sul ao conseguir o segundo lugar em sua categoria. Segundo a judoca, a competição estava difícil e a conquista da medalha de prata a deixou muito surpresa e feliz.

Flávio Kazu Toome tem 10 anos e pratica judô há três. Conseguiu conquistar uma medalha de bronze em sua segunda viajem para Argentina. Ele já havia conquistado uma medalha de ouro no Torneio Terra do Sol, também realizado na Argentina e no Metropolitano deste ano, aqui na capital. Flávio começou a treinar judô no Sesc e hoje treina na Academia Moura. O judoca disse que a competição estava difícil e que os atletas dos outros países estavam muito bem.

 

 


 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS