Pesca | Da redação | 09/10/2017 14h30

Prefeitura trabalha para realizar festival após reabertura da pesca em 2018

Compartilhe:

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, está planejando e trabalhando para a realização do Festival Corumbá Águas do Pantanal no início de março de 2018, após a abertura do período de pesca na bacia do Rio Paraguai. O evento – que significa a volta dos festivais de pesca no município –, chegou a ser anunciado para ocorrer entre os dias 2 e 5 de novembro deste ano, mas o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira entendeu ser mais apropriada a sua realização no ano que vem.

Ao tomar a decisão, Ruiter considerou que será mais vantajoso para a divulgação nacional e internacional do turismo de pesca no município a realização de um evento de grande porte na reabertura da pesca, e não no fechamento (início do período de piracema, no dia 5 de novembro). “A pesca esportiva é um dos principais atrativos do nosso turismo e, como acreditamos que a volta do festival de pesca será fundamental para impulsionar essa modalidade, faz mais sentido realizá-lo no início do período de pesca, inclusive devido à estrutura que estará sendo preparada para receber os turistas”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a volta do festival de pesca em Corumbá foi um compromisso assumido por ele, não apenas para divulgar e fomentar o turismo de pesca esportiva, mas principalmente para aquecer a economia local e proporcionar geração de emprego e renda para uma parcela expressiva da população local. Além disso, o evento geralmente tem um grande envolvimento da comunidade corumbaense, sendo que, nos torneios de pesca adulto e infantil – ambos na modalidade pesque e solte – é esperada a participação de pelo menos 4,5 mil pescadores, sendo destes 4 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos.

Conforme a concepção do projeto, a cargo da equipe da Fundação de Turismo do Pantanal, o festival vai contemplar o Torneio de Pesca Esportiva Livre, visando fomentar a economia local por meio do aproveitamento das potencialidades turísticas da região e estimular a consciência ambiental com o pesque e solte. O evento também vai incluir o Torneio Infantil de Pesca, para estimular a pesca entre as crianças; a Travessia a nado do Rio Paraguai, incentivando a prática da natação; e a Corrida de Canoa no Rio Paraguai, para valorizar a tradição da pesca em canoa e inserir o pescador profissional no contexto da prática esportiva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS