Solidariedade | Da redação/com Diario Online | 12/06/2013 11h38

Medalhista olímpica participa da Caravana do Esporte e Música em Ladário

Compartilhe:

Ladário (MS) - Mais de três mil crianças da rede pública de ensino, na faixa etária de 7 a 14 anos, participam das atividades das Caravanas da Música e do Esporte desenvolvidas pelos institutos Esporte e Educação e Sol da Liberdade na cidade de Ladário, em parceria com o canal de televisão ESPN e a Unicef.

Desenvolvida pelo Instituto Esporte e Educação, da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, a Caravana do Esporte trabalha as mais variadas atividades esportivas. O gramado do estádio Vicente Fortunato foi dividido em "mini-arenas" onde as crianças participam de jogos de vôlei, tênis, basquete, futebol, atletismo. Nas laterais do campo, a Caravana da Música, realizada pelo Instituto Sol da Liberdade, da canora Daniela Mercury, oferece atividades de música, dança e circo em "mini-tendas".

"Apresentamos um jeito diferente de ver o esporte, de uma maneira não competitiva, mas participativa. Mostramos que não há necessidade de muito investimento, aqui criamos alternativas para o esporte. O material utilizado é diferenciado, reciclado", explicou Vivian Schaeffer, coordenadora da Caravana. "É para que a criança se sinta parte da atividade no brincar, movimentar divertir. Esse é a ideia da Caravana, mostrar o esporte e a educação", complementou.

Medalhista olímpica, Fofão, jogadora de vôlei, participou do primeiro dia de atividades. "Vejo como uma evolução muito grande em tentar expandir o esporte e a cultura. É muito bacana ver que há essa preocupação", afirmou a medalhista olímpica. Fofão destacou que iniciativas como as proporcionadas pelas Caravanas do Esporte e da Música mostram que o incentivo ao esporte e à cultura pode facilitar a concretização de muitos sonhos de crianças e jovem.

"É uma forma de as pessoas acreditarem que coisas boas existem e fico feliz em fazer parte disso. Minha presença aqui é para incentivar e fazer com que possam sonhar e acreditar que muitas coisas são possíveis", disse. Fofão destacou ainda que esporte e educação têm que andar juntos. "O esporte te dá uma disciplina muito grande e as pessoas têm que se educar, saber conviver com as outras. As duas coisas andando juntas tenho certeza que o resultado será favorável", argumentou a atleta que acompanha as atividades até a quarta-feira, 12.

Na música e dança, as crianças participam de oficinas que vão lhes proporcionar vivência musical, com aulas de expressão corporal, movimentação, trabalho em grupo, noções de espaço. Os pequenos participantes também vão fabricar instrumentos com materiais alternativos. A tenda do circo ensina malabares e acrobacias, e trabalha a confiança no colega e em si próprio, o bom humor, além de inúmeras brincadeiras.

Animado com a manhã de prática esportiva, Guilherme Gonçalves Gadioli, 11 anos, aluno da sexta série da escola Francisco Mendes Sampaio disse que a iniciativa valeu a pena para ele, que passaria por todas as oficinas oferecidas pelas Caravanas do Esporte e da Música. "Foi interessante, tem criança que não liga para o esporte. Aqui eles juntaram as escolas e com isso as crianças vão ficar mais saudáveis. Valeu a pena esta manhã", contou o garoto.

Documentário

Paralelamente às atividades no estádio, o projeto forma 250 professores para o trabalho em Esporte-Educação. Durante três dias serão 100 educadores capacitados para música e 150 para o esporte. Também participarão das atividades a jogadora de vôlei e bicampeã olímpica Paula Pequeno e a cantora, compositora, atriz e dançarina Renata Jambeiro.

O canal de televisão ESPN produz um documentário sobre as Caravanas para ser exibido na programação da ESPN Brasil. O projeto já percorreu 78 cidades brasileiras. As atividades em Ladário terminam na quinta-feira, 13 de junho, com uma apresentação do "CirqueErê", uma apresentação circense com a participação dos professores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS