Taekwondo | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 25/05/2012 10h11

Academia Amadeu ganha cinco ouros na 1ª etapa do Estadual em Dourados

Compartilhe:

Corumbá (MS) - A Academia Amadeu, de Corumbá, foi destaque na 1ª etapa do Campeonato Estadual 2012 disputado nos dias 19 e 20 em Dourados. Os atletas corumbaenses conquistaram 11 medalhas entre ouro e prata. Cinco lutadores subiram ao lugar mais alto do pódio e outros seis ficaram com a segunda posição. 

Treinados pelo mestre de Taekwondo 5º Dan, Amadeu Dias de Moura, os lutadores de Corumbá disputaram a competição que trouxe novidades. "Houve atletas escalados para competir usando protetores eletrônicos, que foi uma novidade para o Estado. Foi a primeira vez o uso deste recurso, antes somente eram usados em grandes campeonatos como sul-americano e pan-americano", disse o Amadeu. A tecnologia é semelhante a utilizada nas Olimpíadas.

O professor destacou que os resultados "expressivos" comprovam o "trabalho sério desenvolvido na Academia". Ele ressaltou que o atleta Duane Antunes da Costa - que ganhou ouro na competição - vai disputar o Campeonato Brasileiro Sub-21, em julho, na cidade de Goiânia (GO). 

Para participar da 1ª etapa do Campeonato Estadual 2012, a Academia Amadeu contou com apoio da pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).

Conquistaram ouro: Duane Antunes da Costa; Fernanda Auxiliadora; Celso Gonçalves da Silva; Roosevelt Israel de Figueiredo e Vitor Mendonza da Silva. Ganharam prata: Carlos Diogo; Fábio Barros; James Atagiba; Luiz Carlos Júnior; Sérgio Amaral e Ivan Espírito Santo.

O esporte

O objetivo do Taekwondo é simples: tentar acertar o corpo do adversário o maior número de vezes. Os golpes podem ser desferidos com os punhos (socos) ou com as pernas (chutes). Os socos podem ser dados apenas no peito do adversário, enquanto o chute pode acertar qualquer parte protegida do corpo do oponente acima da cintura. Cada luta tem três rounds, com duração de três minutos cada, e um atleta pode vencer o combate por nocaute; por pontos e desclassificação (quando um atleta é eliminado por conduta antidesportiva).

Caso o atleta acerte partes proibidas do corpo do adversário, ele poderá ser desclassificado pelo árbitro do combate. Os pontos contam de maneira diferente, de acordo com a região acertada pelo lutador. Assim como acontece em outros tipos de artes marciais, os atletas do taekwondo são divididos de acordo com seu peso.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS