Tênis | Olimpíada Todo Dia | 16/10/2020 09h44

Brasileiros estão na semifinal em torneios da ATP

Compartilhe:

Os brasileiros Marcelo Melo e Marcelo Demoliner venceram nesta quinta-feira (15) pelas quartas de final, respectivamente, do ATP 250 de Colônia e ATP 500 de São Petersburgo. O primeiro, ao lado do polonês Lukasz Kubot, ganhou do bósnio Tomislav Brkic e do croata Marin Cilic, por 2 sets a 1 (7/6 7-2, 2/6 e 10/5). Já o segundo, junto com o holandês Matwe Middelkoop, bateu o americano Taylor Fritz e o britânico Cameron Norrie: duplo 6/4.

Na Rússia, no ATP 500 de São Petersburgo, Marcelo Demoliner e Middelkoop iniciaram melhor, quebrando o serviço dos rivais no terceiro game. Daí em diante, o brasileiro e seu parceiro confirmaram seus saques e fecharam em 6/4. No segundo set, Fritz e Norrie fizeram 2 a 0, mas Demoliner e Middelkoop reagiram: 2 a 2. A quebra decisiva ocorreu no sétimo game e Demoliner e Middelkoop concluíram o jogo em outro 6/4.

Na semifinal, Demoliner e Middelkoop jogam no sábado (17) contra a parceria formada pelo americano Reilly Opelka e o cazaque Alexander Bublik. Ainda na Europa, porém, na Alemanha, no ATP 250 de Colônia, Marcelo Melo e Kubot iniciaram mal o jogo com desvantagem de 3 a 0.

Mas a dupla do brasileiro devolveu a quebra, diminuindo a diferença para 4 a 3. Melo e Kubot chegaram a pontuar no serviço dos adversários e fizeram 6 a 5, no entanto, Brkic e Cilic igualaram de novo: 6 a 6. No tié-break, o brasileiro e seu parceiro abriram 4 a 0 e fecharam por 7 a 2 e 7/6 no set.

Marcelo Melo feliz com a vaga na semifinal


No segundo set, Brkic e Cilic construíram uma vantagem de 4 a 0 e não deixaram escapar o triunfo, fechando em 6/2. Na terceira parcial, Melo e Kubot fizeram 5 a 1, 8 a 2 e conquistaram a vitória no super tié-break por 10/5. Na semifinal, o brasileiro e seu parceiro encaram o sul-africano Raven Klaasen e o austríaco Oliver Marach, no sábado (17).

“Acho que voltamos hoje ao nosso nível de antes da pandemia. A primeira vitória aqui ajudou bastante a jogar assim. Fizemos um excelente jogo, duríssimo, de alto nível. Logicamente enfrentar o Marin, um excelente jogador, tanto de simples como de duplas, eleva o nível de todos em quadra. Tivemos de tirar o nosso melhor. E conseguimos, como dupla, como jogo”, explicou Marcelo Melo.

“Foi realmente o melhor jogo que fizemos depois da volta do circuito. Decidido nos detalhes, ponto a ponto. Ficamos muito felizes. Esperamos continuar dessa maneira. Agora temos amanhã (sexta) para treinar, para jogar a semifinal no sábado. Mais uma vitória importante, dois jogos seguidos, vamos ver se continuamos embalados para quem sabe chegar na final”, concluiu o tenista brasileiro.

Vitórias em Funchal

No ITF de Funchal, as brasileiras Bia Haddad Maia e Ingrid Martins celebraram êxitos nas duas vezes que entraram em quadra. Pelas oitavas de final de simples, Bia Haddad Maia derrotou a espanhola Lucia Llorca, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1. Já Ingrid Martins superou a holandesa Eva Vedder, pelo mesmo placar de sua compatriota, com séries de 7/6 (7-4) e 6/4.

Além das vitórias individuais, as brasileiras competem juntas nas duplas no ITF de Funchal. As duas encararam as britânicas Emily Appleton e Ali Collins nas quartas de final e aplicaram 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Cabeça de chave três do torneio de simples, Bia Haddad Maia enfrenta a americana Alexandra Yepifanova, nesta sexta-feira (16), nas quartas de final.

Já Ingrid Martins, cabeça seis, duela com a holandesa Lexie Stevens. Em duplas, as brasileiras terão pela frente, também nesta sexta, a espanhola Alba Carrilo Marin e a portuguesa Inês Murta, dupla inscrita no ITF de Funchal como cabeça de chave quatro.

Triunfos e derrotas em Lisboa e Monastir


No Challenger de Lisboa, Guilherme Clezar bateu o português Nuno Borges, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7-5) em duelo pela segunda rodada. Nesta sexta, o brasileiro entra em quadra contra o italiano Federico Gaio. Nas duplas, os brasileiros João Menezes e Orlando Luz foram superados pelos portugueses Nuno Borges e Francisco Cabral, por 2 a 1. Eles saíram na frente, marcando 6/2, mas tomaram a virada: 7/5 e 10/5

Já no ITF de Monastir, na Tunísia, Rebeca Pereira foi superada pela búlgara Dia Evtimova, nas oitavas de final, por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/1. Nas duplas, a brasileira forma parceria com a chilena Barbara Gatica e as duas bateram, nas quartas de final, a italiana Francesca Dell’Edera e a neozelandesa Katherine Westbury, por um duplo 6/1.

No masculino, Gabriel Roveri e o uruguaio Martin Cuevas caíram nas quartas de final do ITF de Monastir. O brasileiro e seu parceiro acabaram derrotados pelo tunisiano Skander Mansouri e pelo francês Jean Thirouin, em parciais diretas, séries de 7/5 e 6/4.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS