Tênis | Olimpíada Todo Dia | 08/09/2020 07h36

Djokovic é punido no US Open, após acertar bolinha em juíza

Compartilhe:

Ainda causa um grande barulho a desclassificação do tenista sérvio Novak Djokovic no US Open, ocorrida no último domingo (6). O motivo, mais do que justo, foi a bolada que o número um do ranking mundial acertou em uma juíza de linha. As regras do tênis são bem claras quanto a isso e pune com desqualificação imediata o atleta que atingir qualquer pessoa (árbitro ou público) com uma bolada, mesmo que involuntária.

O que é até um pouco assustador para mim foi ver a quantidade nada desprezível de fãs de Djokovic nas redes sociais atacando a decisão da direção do torneio. Excesso de rigor é o mínimo que essa turma tem falado. Há quem até faça ataques para a coitada da árbitra, vejam só!

A lição clara que fica, especialmente para as grandes estrelas do esporte mundial, é que elas também precisam cumprir as regras. Simples, não é? Mas alguns acreditam que seus status esportivo e carisma permitem que os regulamentos sejam transgredidos vez ou outra.

Obviamente que Djokovic não mirou de propósito no pescoço da juíza de linha. Mas ele flertou com a possibilidade de fazer uma grande bobagem ao descarregar na bolinha a frustração por ter o seu serviço quebrado pelo espanhol Pablo Carreño Busta. Inclusive, não foi a primeira vez em que ele descarregou a raiva em objetos que poderiam machucar alguém. Circulou um vídeo neste domingo que mostra o sérvio jogando a raquete longe em Roland Garros, em 2016. Por sorte, daquela vez não pegou em ninguém.

Horas depois desta baixaria, Novak Djokovic publicou um comunicado oficial em seu Instagram. Pediu desculpas pelo episódio e disse que precisa “transformar o episódio de domingo em uma lição para seu crescimento”.

Também é verdade que enquanto argumentava com o diretor do torneio sobre a punição, ele também chegou a dizer o seguinte: “Ela não tem que ir para o hospital por isso. Você vai escolher a desclassificação nesta situação”.

Infelizmente, o ano de 2020 tem mostrado um lado extremamente infeliz de Djokovic. Declarações estranhas a respeito da necessidade de vacina contra o coronavírus, rompimento com a ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e a cereja do bolo, o Adria Tour. Para quem não se lembra, foi aquele circuito que seria realizado na região dos Balcãs, com presença de público, mas em um momento em que a pandemia ainda estava longe de estar controlada.

O resultado não poderia ser diferente. Vários tenistas que testaram positivo, inclusive o próprio Djokovic, que ao lado da mulher, foi infectado pela Covid e decidiu encerrar o desastrado torneio.

Não tenho certeza se a bolada na juíza de linha fará Novak Djokovic repensar suas atitudes, mas expôs um lado feio do ídolo que ele e seu staff certamente não gostariam que ficasse tão evidente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS