Vela | UOL | 06/02/2008 18h53

Scheidt e Prada iniciam a briga por única vaga olímpica na classe Star

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Robert Scheidt e Bruno Prada iniciam na sexta-feira, no Rio de Janeiro, a disputa da seletiva olímpica que vai definir a única vaga do Brasil na classe Star para a Olimpíada de Pequim.

Os dois partem como favoritos depois da conquista do Mundial de Cascais, em Portugal, e do evento-teste em Qingdao, na China, em Portugal. A Seletiva Brasil de Vela de 2008 será disputada até o dia 15, num total de 14 regatas, com dois descartes.

"Chegou o momento tão esperado de brigar pela vaga em uma nova classe. Espero utilizar minha experiência olímpica com a vontade do Bruno em disputar os Jogos pela primeira vez para fazermos um bom campeonato", diz Scheidt, que já esteve presente em três edições dos Jogos. Medalha de ouro em Atlanta/96 e Atenas/2004 e prata em Sydney/2000, sempre na classe Laser

Bruno Prada tem na seletiva nacional a quarta chance de disputar uma Olimpíada. "Em 1996, fiquei em segundo no Pré-Olímpico, atrás do Christoph Bergmann. Quatro anos mais tarde, eu estava mais bem colocado no ranking, mas o Bergmann acabou indicado para os Jogos de Sydney. E, em 2004, perdi a seletiva para o Joca Signorini", recorda Prada, medalha de bronze na Finn no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999. Apesar dos insucessos, ele não se diz pressionado para obter uma vaga em Pequim.

A seletiva é o segundo campeonato de Scheidt e Prada em 2008. De 24 a 27 de janeiro, a dupla disputou o Campeonato do 7º Distrito, também no Rio de Janeiro, e garantiu o tricampeonato. Antes, os brasileiros treinaram com o inglês Iain Percy, campeão mundial em 2002, e seu proeiro Andrew Simpson. Em dezembro, o treino foi com os poloneses líderes do ranking mundial Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki.

"No 7º Distrito ficou claro que não teremos facilidade. Além de nós, brigam pela vaga as duplas do Lars Grael, Alan Adler, Alessandro Pascolatto, Gastão Brun, Peter Ficker e John King. Precisaremos de muita atenção", afirma Scheidt.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS