Vôlei | Da redação | 30/01/2005 18h03

Apesar de campanha regular de Alex, Emanuel fica com o bi

Compartilhe:

Rei da Praia

Emanuel, Alex, Fabinho e Fábio Luiz disputaram neste domingo a fase final do Rei da Praia SulAmérica 2005, na arena de Ipanema, no Rio de Janeiro. A fase semifinal, realizada no sábado, teve seis partidas, três por grupo. O sul-mato-grossense Alex foi o primeiro a garantir sua classificação, seguido pelo campeão olímpico e atual Rei da Praia, o paranaense Emanuel. Para garantir a sua classificação, Alex, ao lado de Paulo Emílio, ganhou de Emanuel/Guto por 21/19.

Mas o sonho do atleta de São Gabriel do Oeste (MS) não se concretizou. E apesar de uma campanha regular durante o certame, a coroa de Rei da Praia continuou com Emanuel. Campeão em 2004, ele conquistou o bicampeonato, ao vencer, com Fábio Luiz, a dupla formada por Alex/Fabinho por 10 x 7, no set de desempate.

Com a vitória, Emanuel ganhou um cheque de R$ 14.750 e assegurou o direito a jogar com o parceiro, Ricardo, o Desafio de Reis, no próximo domingo, contra a dupla americana formada por Mike Lambert e Stein Metzger. O título veio em erro de ataque do adversário Fabinho, que cortou para fora e garantiu o décimo ponto de Emanuel/Fábio Luiz.

O jogo
Emanuel chegou ao jogo decisivo precisando apenas vencer, por qualquer placar, para manter a coroa de Reia da Praia pelo segundo ano seguido. Caso ele e Fabinho perdessem para Alex/Fábio Luiz por dois pontos, o título seria decidido em set extra; se, no entanto, Alex vencesse por diferença de três pontos ou mais, ele seria o novo Rei da Praia.

Jogada sob forte calor, a partida permaneceu equilibrada, com pequena vantagem de pontos para Emanuel/Fabinho. Depois de estarem perdendo por 8 x 6, Fábio Luiz/Alex viraram o jogo, abrindo 11 x 9. Em erro de ataque de Fábio Luiz, nova igualdade: 11 x 11. Nova virada de quadra e, mais uma vez, placar igual, 14 x 14. Em rali emocionante, com direito a uma tentativa de bicicleta de Fabinho, Alex/Fábio Luiz abriram vantagem de dois pontos - 17 x 15 - levando Emanuel a pedir tempo.

Mais um rali disputado e Alex/Fábio Luiz chegaram a 19 x 16, vantagem que daria a coroa a Alex mas, com dois bloqueios perfeitos, Emanuel reverteu a situação, chegando a 19 pontos e garantindo set extra. Faltava a vitória para o título e Emanuel estava ligado. Em vantagem de um ponto - 21 x 20 - Emanuel seguiu para tempo técnico e agradeceu a Fabinho por seu esforço. O jogo voltou e, com ele, nova igualdade, em 21 x 21. Erro de ataque de Fabinho, que acertou a rede, deu match-point para os adversários, revertido por Emanuel. Em novo match-point, Fabinho recebeu mal o saque e favoreceu Fábio Luiz/Alex, que fecharam o jogo em 23 x 21, em 26 minutos, levando a disputa ao set extra.

Set extra
No sorteio das duplas, Emanuel ficou com Fábio Luiz enquanto, a Alex, coube Fabinho como parceiro. O jogo foi duro até a primeira metade do set, com vantagem para a dupla de Alex. Com garra, Emanuel buscou o placar e, ajudado pelo forte ataque de Fábio Luiz, abriu 8 x 6. A vitória veio no segundo match-point, em erro de ataque de Fabinho: 10 x 7, em dez minutos e título para Emanuel.

Rainha
As medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, Adriana Behar e Shelda, confirmaram presença na disputa do Rainha da Praia, torneio que será realizado a partir do dia três de fevereiro também na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A disputa contará com as principais jogadoras do vôlei de praia brasileiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS