Vôlei | Da redação | 24/04/2005 16h03

Banespa vence leva decisão da Superliga para o 5º jogo

Compartilhe:

O Banespa/MasterCard/São Bernardo venceu o Telemig Celular/Minas na tarde deste sábado, no Ginásio Cidade de São Bernardo, por três sets a um (25 a 17, 23 a 25, 25 a 21 e 25 a 22), em 107 minutos, e adiou a decisão da Superliga Masculina de Vôlei. O quinto e decisivo jogo do play off será disputado no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), no próximo sábado. O Banespa/MasterCard/São Bernardo conquista o título inédito se vencer, enquanto o Telemig Celular/Minas briga pelo quarto título na competição.

Erros e ataques praticamente construíram o placar até o primeiro tempo técnico do jogo. Os mineiros começaram forçando bastante o saque, tanto que dos seis primeiros, erraram quatro. Os levantadores optaram pelo jogo pelas extremidades - o primeiro ponto conseguido por um atacante de meio foi quando o placar estava 16 a 10 para o São Bernardo, com Jardel. A vantagem no marcador permitiu aos paulistas jogarem soltos. Com três pontos de saque, nove de ataque, um de bloqueio, um de contra-ataque e 11 de erros do adversário, os anfitriões fecharam o set em 25 a 17, em 22 minutos.

Depois de conseguir pontuar somente por meio de ataques no primeiro set, o Telemig Celular/Minas fez um ponto de contra-ataque e um de bloqueio logo no início do segundo set. Com Filipe no lugar de Ricardo, que sofreu um corte profundo no polegar direito - levou seis pontos - quando o placar estava 4 a 4, o Banespa/MasterCard/São Bernardo virou o jogo. No entanto, os mineiros controlaram os erros e equilibraram a partida depois de três alterações feitas pelo técnico Marcos Pinheiro - Samuel, Ezinho e Rogério deram lugar a Evandro, Paulo e Danilo, respectivamente. O técnico Mauro Grasso tentou brecar a reação mineira pedindo tempo em 22 a 20, mas não conseguiu impedir a vitória dos visitantes no segundo set por 25 a 23, depois de 29 minutos.

Mais uma vez o São Bernardo foi melhor nos contra-ataques e conseguiu dar o ritmo do terceiro set. Errando menos do que no set anterior, os paulistas dominaram amplamente. Apesar do esboço de reação dos mineiros - dois aces de Marlon e um contra-ataque de Evandro quebrando três match points - o time do ABC fechou o set em 29 minutos. Um ponto de saque, 11 de ataque, quatro de contra-ataque, dois de bloqueio e sete de erros do oponente fizeram os 25 pontos do BaSão Bernardo na parcial, contra os 21 do Telemig Celular/Minas.
 
Riva, pelo São Bernardo, e Evandro, pelo Telemig Celular, travavam um duelo particular de pontuação. A tensão do jogo não deixava que nenhuma equipe abrisse vantagem e a mantivesse. A impaciência em ampliar o placar fazia com que os jogadores forçassem demais as ações e errassem constantemente. Com isso, o quarto set seguia disputado ponto a ponto. Um toque na rede de Danilo - o 36º erro da equipe no jogo - encerrou o set: 25 a 22 para o São Bernardo, em 27 minutos.
 
O técnico Mauro Grasso aproveitou todas as entrevistas que concedeu ao final da partida para agradecer o apoio que veio das arquibancadas. "Tivemos o campeonato todo contando com a presença da torcida e hoje eles ajudaram mais uma vez." Para a quinta partida, Grasso espera que a equipe aproveite as chances que teve nos jogos anteriores jogados em Belo Horizonte. "Tivemos os três jogos na mão, quem sabe no último a gente feche a mão e a vitória não escorra pelos dedos", comparou.
 
O oposto Riva, do São Bernardo, vencedor do Troféu Viva Vôlei, dado ao melhor em quadra, comemorou muito a vitória e a também agradeceu a presença dos sete mil torcedores que lotaram o Ginásio. "A energia da torcida ajudou muito. Um jogo difícil como esse, e sentir que a torcida está ajudando, é muito bom." No próximo sábado, a torcida vai estar do lado de lá, mas isso não é problema para o atacante. "Sei que lá no Mineirinho vai ser assim, mas o gostoso é essa energia", confessou. "O jogo foi bom técnica e taticamente. Erramos menos hoje e vamos errar menos no próximo jogo para levar o título", completou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS