Vôlei | Jeozadaque Garcia/Da redação | 31/07/2010 11h36

Chapadão do Sul vira "do Céu" durante os Jogos Abertos de Goiás

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A equipe feminina de voleibol de Chapadão do Sul vai "virar" Chapadão do Ceú (GO) durante os Jogos Abertos de Goiás. As meninas irão representar a cidade goiana nas disputas, que começam hoje, na cidade de Itarumã (GO), e terminam neste domingo. Essa não é a primeira vez que Chapadão do Sul disputa o torneio. Em outras oportunidades, o técnico Adílson Machado comandou as jovens representando diversas cidades, como Lagoa Santa, Itajá e Aporé.

Para conseguir uma boa colocação, o treinador aposta na base que foi vice-campeã da Copa UCDB este ano. "A base é praticamente a mesma. Na Copa UCDB, tínhamos duas meninas de fora. Mas agora o time é formado nas nossas escolinhas do município", conta. Ano passado, as sul-chapadenses  ficaram entre as seis melhores do torneio.

Os Jogos Abertos de Goiás são disputados, primeiramente, em fases micro-regionais, onde classificam-se os dois melhores para a fase seguinte. Após esta segunda fase, novamente os dois melhores se classificam para a final, que é disputada na capital, Goiânia.

"Nas duas primeiras fases, sempre conseguimos bons resultados. A última fase é mais complicada. Ano passado, a equipe do Praia Clube, que joga a Superliga, representou um município de Goiás nos Jogos", lembra Adílson. "Isso faz com que as atletas melhorem a cada ano", continua.

Equipe confia nas novatas

A média de idade da equipe não chega a 20 anos. No time, há apenas duas atletas adultas. Elas passam experiência para outras seis jogadoras do juvenil, duas do infanto-juvenil e outras quatro do infantil. "Nossa intenção é melhorar a classificação do ano passado, quando tínhamos jogadoras muito jovens e estavam disputando pela primeira vez um torneio desse nível", planeja.

A levantadora Maria Carolina, de 15 anos, endossa a opinião do técnico. "Temos que levar a sério os treinamentos. O time deve entrar com união e entrosamento na quadra, se conhecer na hora do jogo", avisa.

Falta de torneios faz equipes competirem por outros Estados

Atletas de diversas modalidades seguem o mesmo caminho das meninas de Chapadão. Taekwondo, atletismo e futsal são exemplos de modalidades que recentemente "migraram" para outros Estados atrás de conquistas. Para Adílson, que é secretário de esportes de Chapadão do Sul, a falta de torneios em Mato Grosso do Sul propicia isso.

"Os Jogos Abertos, em outros Estados, são organizados pelas federações. Eles dão a devida importância aos jogos, ao contrário do que acontece no nosso Estado. Por isso não vemos equipes participando de grandes eventos nacionais. A nossa organização e estrutura são muito ruins. Os nossos campeonatos estaduais são realizados com um número pequeno de equipes, isso quando são organizados", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS