Vôlei | Da redação | 26/01/2005 15h41

Equipe de São Bernardo joga em Araraquara amanhã

Compartilhe:

O Banespa/MasterCard/São Bernardo viajou na manhã de hoje para Araraquara (SP) com o objetivo de provar o seu favoritismo diante do time da casa, em confronto válido pela terceira rodada do returno da Superliga Nacional Masculina de Vôlei. O jogo contra o Náutico/Araraquara está marcado para as 20h desta quinta-feira, no Ginásio Gigantão. O elenco do Grande ABC ocupa a vice-liderança da competição com 22 pontos (10 vitórias e duas derrotas), apenas um atrás do Telemig Celular/Minas, que está na ponta. Já o time do interior é o 11o e último colocado com 13 pontos em duas vitórias e nove derrotas.  
 
Apesar do retrospecto de vitória por 3 a 1 sobre o adversário no primeiro turno, o Banespa/MasterCard/São Bernardo está ciente das responsabilidades que envolvem um grupo favorito, como mostra o oposto Riva. "O Araraquara, mesmo abaixo na tabela, é um time perigoso. Será complicado, porque eles jogam com muita motivação e têm feito sempre bons jogos. O vôlei é feito de detalhes e foi aí que eles acabaram perdendo, por isso precisamos ficar atentos. Estamos preparando o passe e a defesa, além do fator psicológico, porque pela nossa posição na tabela temos a obrigação de ganhar. Isto, certamente, traz mais cobranças", explicou.
 
De acordo com as estatísticas da Confederação Brasileira, o atacante é o principal pontuador do Banespa/MasterCard/São Bernardo - e o quinto colocado geral do campeonato. Até o momento, Riva colocou a bola no chão 157 vezes (134 de ataque, 22 de bloqueio e uma de saque). Outro ponto que merece destaque é o fato do oposto estar liderando a defesa, com 30,85% de aproveitamento. Mauro Grasso, técnico da equipe, reforçou a expectativa de um duelo equilibrado. "O Araraquara levou muitos jogos para o tie-break no primeiro turno. Eles gostam do jogo e não desistem facilmente. Temos que tomar muito cuidado, porque não podemos perder. Como estamos em segundo lugar até agora, temos uma responsabilidade maior, mas acredito que esse peso não atrapalhe. A equipe está bastante consciente, eles têm convivido com isso já há algum tempo."
 
No aspecto coletivo, o Banespa/MasterCard/São Bernardo tem obtido seus melhores desempenhos na defesa (líder, com 17,48%), no bloqueio (segundo lugar, 20,96%) e no ataque (terceiro colocado, 35,60%). Na opinião do treinador, a boa campanha do grupo deve-se também ao banco de qualidade. "Além da equipe titular, o time conta com vários jogadores para fazer as inversões. E eles têm entrado muito bem, como é o caso do Silêncio, que ganhou a posição de titular nos últimos dois jogos (no lugar de Michael). O Leandro tem entrado em quase todos os confrontos e o Filipe é um titular no banco, que sempre joga muito bem, assim como Michael. Então, tenho um elenco que se garante não só com os titulares. Há times que não têm essa disponibilidade, não possuem substitutos", lembrou Grasso. Ele deve manter os titulares da última rodada: Vinhedo, Riva, Nalbert, Silêncio, Alberto, Ricardo Serafim e Polaco (líbero).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS