Vôlei | Olimpíada Todo Dia | 18/10/2020 10h36

Sada Cruzeiro vence Minas e levanta seu 11º título mineiro

Compartilhe:

O Sada Cruzeiro conquistou na noite deste sábado (17) o seu 11º título consecutivo do Campeonato Mineiro de vôlei masculino. O time comandado pelo técnico Marcelo Méndez levantou o troféu de hendecacampeão estadual depois de superar o Fiat/Minas, por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/17, 23/25 e 25/23, na Arena MTC. O clube minastenista é o vice-campeão da competição pela 13ª vez seguida.

“Foi uma competição em que tivemos que aprender muito e ser bastante versátil. Tivemos que reaprender a jogar o jogo depois de um tempão sem viver o sentimento e a pressão de uma partida. Oscilamos, pois começamos mal e terminamos de uma forma boa. Passamos por dificuldades na semifinal, mas hoje conseguimos marcar muito bem o Minas. Estudamos bastante o time do Minas”, disse o levantador Fernando Cachopa.

Cruzeiro forte no ataque

No primeiro set, o melhor aproveitamento em ataques e contra-ataques foi decisivo para o triunfo do Sada Cruzeiro. A equipe celeste marcou 15 pontos desta forma contra 11 do Fiat/Minas. Os clubes ficaram empatados em acertos de saque (1 a 1) e o time minastenista marcou um ponto a mais que o oponente em bloqueios (2 a 1). A Raposa fez oito pontos em erros do Minas e concedeu sete aos comandados de Nery Tambeiro.

O Cruzeiro fez uma segunda parcial com ainda mais eficiência no sistema ofensivo. Foram 16 pontos em ataques ou contra-ataques. Já o Minas anotou apenas dez desta maneira. Os times ficaram na igualdade em acertos de saque, um para cada lado, e os comandados do técnico Marcelo Méndez fizeram dois pontos de bloqueio e não foram parados neste fundamento em nenhuma ocasião. Cada equipe deu seis pontos em erros para o rival.

Reação do Minas, mas título celeste

O Minas diminuiu o placar do confronto por causa de uma evolução em seu bloqueio e também com o aumento dos erros do Sada Cruzeiro. A equipe celeste seguiu melhor ofensivamente, com 13 a 9 em pontos de ataque ou contra-ataque. Novo empate em 1 a 1 em aces e leve superioridade do time minastenista em acertos de bloqueio: 4 a 3. Mais consistente, o Minas errou só seis vezes e recebeu 11 pontos de graça do Sada Cruzeiro.

Na quarta parcial, o Sada Cruzeiro chegou a abrir vantagem, mas o Minas continuou embalado após a vitória no set anterior. O fundamento que fez a diferença para o triunfo do time celeste foi o mesmo dos dois primeiros sets. Os comandados de Marcelo Méndez reduziram o número de erros e anotaram 16 pontos em ataques ou contra-ataque contra 12 dos minastenistas.

Campanha no Mineiro de vôlei

O Cruzeiro chegou à decisão do Campeonato Mineiro de vôlei masculino com uma campanha de quatro vitória na competição. Após os três triunfos na primeira fase, inclusive um 3 a 2 sobre o Minas, a equipe bateu o Uberlândia na semifinal, também por 3 a 2, para assegurar a sua vaga.

Apesar do favoritismo na semifinal, o confronto se mostrou extremamente complicado para o Cruzeiro. Contando com o oposto Alan inspirado, o time celeste precisou do tie-break para confirmar a vitória e a classificação.

Campeão consecutivo do Mineiro masculino de vôlei desde 2010, o Cruzeiro conquistou todos estes títulos em decisões realizadas justamente contra o adversário deste sábado, quando espera manter esse tabu.

Do outro lado, o Minas chegou à final com uma campanha de três triunfos e uma derrota, justamente para o Cruzeiro. No entanto, diferentemente do seu rival, a equipe garantiu a sua vaga sem grandes complicações, com um triunfo de 3 sets a 0 sobre o América-MG.

Uberlândia fica com o bronze

O Vôlei Uberlândia obteve um resultado expressivo neste sábado na disputa pelo terceiro lugar do Mineiro de vôlei masculino. A equipe do Triângulo Mineiro derrotou o Montes Claros América Vôlei, de virada, por 3 sets a 2, parciais de 19/25, 25/23, 25/20, 22/25 e 16/14. O time comando pelo técnico Manoel Honorato finalizou a competição com a medalha de bronze.

Os dois times agora voltam suas atenções para a Superliga 2020/21, que tem seu início marcado para o fim de outubro. O Uberlândia encara o EMS Taubaté Funvic na estreia, em casa, às 21h30, no dia 3 de novembro. Já o Montes Claros América Vôlei recebe o Campinas, atual campeão Paulista, às 19h, no mesmo dia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS