Vôlei | Com Esporte MS | 07/03/2023 12h22

Seleção do MS estreia hoje na abertura do Brasileiro Sub-18

Compartilhe:

A seleção Sul-mato-grossense masculina de voleibol Sub 18, enfrenta a seleção do Rio Grande do Norte, no jogo de estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções da 1ª. Divisão, que inicia nesta terça feira (07/03) e prossegue até sábado (11/03), no Ginásio de esportes do Centro de Desenvolvimento do Voleibol – CDV, em Saquarema – RJ, neste mesmo dia a seleção de MS volta a quadra, por volta das 13h (MS) para enfrentar Rondônia.

Seleção MS:
Levantadores: Caio Yuzo (Escolinha Pezão)
Pedro Mota (EE Dolor Andrade)

Ponteiros: Luiz Arthur (Escolinha Leomar)
Rafael Dorsa (Escolinha Pezão)
Guilherme Galvão (EE Dolor Andrade)
João Lopes (Escolinha Pezão)

Centrais: Isac Echeverria (Calvoso / Ponta Porã)
Anthony Kauã (EE Dolor Andrade)
Arthur Hildebrant (Escolinha Pezão)

Opostos: Rafael Roberto (ADVS Sidrolândia)
Guilherme Lopes (Escolinha Pezão)

Líbero: João Borscarski (Escolinha Pezão)

Técnico: Prof. Jeferson Ibraim

Assistente: Prof. Genilson Jabes

Junto com a delegação viajou também o árbitro aspirante a nacional Antônio Ortiz, que irá atuar durante as competições e participara do curso de promoção para árbitro nacional.

INFORMAÇÕES CBV

Cerca de 1.200 atletas inscritos. 340 jogos. Representantes das 27 federações do país em três divisões de duas categorias (sub-18 e sub-16). O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) 2023 começa nesta terça-feira (07.03), com a disputa da Primeira Divisão sub-18 masculina, o primeiro dos 12 torneios da temporada. A competição é porta de entrada para jovens talentos de todo o país e já revelou nomes como Maique, Honorato, Felipe Roque, Kisy, Tainara e Nyeme, todos com passagens pela seleção brasileira adulta.

“O Campeonato Brasileiro de Seleções é estratégico para a CBV, uma produtiva parceria com as Federações. É uma competição que abrange os 26 estados e o Distrito Federal, e promove e desenvolve o voleibol por todo o Brasil. É fundamental para identificar e monitorar talentos espalhados pelo país, além de dar a oportunidade para que esses jovens disputem mais partidas durante a temporada”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Companheiros na seleção brasileira que conquistou o bronze no último Campeonato Mundial, Maique e Felipe Roque defenderam juntos a seleção mineira. Kisy e Tainara, prata no Mundial feminino com a equipe adulta, foram campeãs por São Paulo. Também integrantes da seleção adulta que defendeu o Brasil em 2022, Nyeme jogou pelo Maranhão, e Julia Bergmann, pelo Paraná.

“Disputei o CBS em 2014, 2015 e 2016. O de 2014 foi minha primeira experiência de nível nacional. Saí da minha cidade, uma cidade pequena, para disputar um campeonato de nível nacional, com jogadores de seleção de base. Foi a primeira experiência que tive de profissionalização no esporte”, contou Felipe Roque.

“Jogar o CBS, competição de nível tão alto, com jogadoras de seleção, foi muito importante para eu evoluir e ver que era realmente aquilo que eu queria, buscar chegar no topo”, lembrou Nyeme.

Em cada uma das categorias, os 26 estados e o Distrito Federal são divididos em três grupos: Divisão Especial (10 times), Primeira Divisão (10 times) e Segunda Divisão (7 times). As partidas da fase de classificação são disputadas em três sets obrigatórios, e os confrontos decisivos, em melhor de cinco sets. Os três primeiros colocados garantem acesso à divisão superior no ano seguinte e os três últimos são rebaixados.

“Teremos etapas no Centro de Desenvolvimento da CBV, em Saquarema, e também campeonatos em Itapema (SC), Lauro de Freitas (BA), Maringá (PR) e Rio Branco (AC), levando a competição para diversas partes do país. É uma experiência muito importante para esses jovens atletas. Este ano, a novidade é que teremos a seleção do campeonato de cada etapa, uma nova forma de reconhecer o trabalho dos jogadores e valorizar os CBS”, explica o diretor de Relações Institucionais da CBV, Virgílio Pires.

A disputa da Primeira Divisão sub-18 masculina abre a temporada, a partir desta terça-feira, dia 7 de março, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). No grupo A estão as seleções de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia. No grupo B jogam Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba e Piauí. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS