Vôlei de Praia | CBV | 16/03/2008 23h53

Ricardo e Emanuel conquistam etapa e prosseguem invictos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Na quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, encerrada neste domingo (16), na capital sul-mato-grossense, o baiano Ricardo e o paranaense Emanuel conquistaram o quarto título no ano. E pela terceira vez na temporada, os adversários na final foram Pedro Solberg e Harley (RJ/DF). A vitória da dupla campeã olímpica e pan-americana foi de virada, por 2 sets a 1 (15/18, 18/15 e 18/16), na arena montada dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Na decisão de terceiro lugar, Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) derrotou Alison/Bernardo (ES/RJ), também no tie-break (18/9, 12/18 e 15/9).

Em 11 etapas sul-mato-grossenses, esta foi a terceira conquista da dupla Ricardo/Emanuel (2003, 2006 e 2008). Emanuel, que foi também foi campeão em 1994 ao lado de Aloizio, é o maior vencedor das etapas no Mato Grosso do Sul. Ainda com relação aos números, Ricardo/Emanuel estão invictos na temporada 2008, com 20 vitórias.

"Nossa dupla está se superando. Todos os adversários têm melhorado com o decorrer das etapas, pois estão ganhando ritmo de jogo. Essa final em Campo Grande foi a mais difícil do ano, tanto que na maior parte da partida estávamos em desvantagem no placar. E é justamente essa dificuldade que tem sido o mais importante, já que nos prepara ainda mais nessa caminhada rumo aos Jogos Olímpicos", afirma Emanuel.

Ricardo, seu parceiro, enaltece o aspecto psicológico da dupla. "Apesar da derrota no primeiro set e da grande atuação do adversário, mantivemos o equilíbrio. Um jogo como esse, disputado num nível muito alto, os detalhes fazem a diferença. Agora, não disputaremos essa primeira etapa do Circuito Mundial e teremos duas semanas de treinamento. Vamos aprimorar o nosso jogo, o que será fundamental dentro do objetivo, que é a conquista da vaga olímpica", revela Ricardo.

A primeira etapa do Circuito Mundial será disputada de 25 a 30 de março, na Austrália. Em seguida, o Circuito Banco do Brasil terá seqüência com a realização da quinta etapa, de 3 a 6 de abril, no Mato Grosso.

"Estamos em um ritmo forte de viagens, treinos e jogos. Nesta etapa sul-mato-grossense, senti que estávamos um pouco mais presos, o que é normal em razão dessa seqüência. Essas duas semanas serão fundamentais para que a gente se recupere", explica Emanuel.

O brasiliense Harley, parceiro do carioca Pedro Solberg, concordou com Ricardo e disse que o lado emocional da dupla adversária foi importante na decisão. "Ricardo e Emanuel ganharam nos detalhes. Eles levam vantagem por estarem com a cabeça boa, já que venceram as etapas anteriores. Enquanto isso, temos de remar ao contrário. Viajaremos no próximo sábado (22.03) para a Austrália e tentaremos manter esse ritmo para ficar nas primeiras colocações também no Circuito Mundial", afirma.

O jogo - O primeiro set foi disputado ponto a ponto até o fim. Um ataque de Pedro Solberg manteve a dupla à frente de Ricardo/Emanuel (8/7). A vantagem no marcador era de, no máximo, um ponto até um bloqueio de Pedro (17/15). Após uma cortada para fora de Emanuel, Pedro Solberg/Harley fechou em 18/15.

Ricardo e Emanuel lideraram toda a segunda parcial. Em uma cortada do baiano, a vantagem ficou em três pontos logo no início do set (9/6). Eles mantiveram o ritmo até o fim e fecharam em 18/15 em um ataque de Emanuel.

O tie-break foi equilibrado. Pedro Solberg/Harley estiveram à frente no placar até o décimo ponto. A partir daí, os campeões olímpicos e pan-americanos assumiram a liderança no marcador e fecharam o jogo em uma cortada de Ricardo (18/16).

Beto Pitta e Lipe conquistam pódio inédito - Na partida que decidiu o terceiro lugar da etapa sul-mato-grossense do Circuito Banco do Brasil o carioca Beto Pitta e o cearense Lipe derrotaram Alison/Bernardo (ES/RJ), por 2 sets a 1 (18/9, 12/18 e 15/9). Com o resultado, a dupla alcançou pela primeira vez o pódio na competição.

Após a partida, Beto Pitta, de 20 anos, comentou a ascensão da parceria com Lipe. "Fizemos uma boa primeira etapa, fomos regulares na segunda e tivemos uma atuação ruim na terceira. Agora, mostramos que temos potencial. Os adversários já conhecem o nosso jogo, mas, logicamente, esse resultado serve também para que pensem: 'Não podemos bobear contra eles'. Esse pódio diante de duplas que lutam pela vaga olímpica é o melhor resultado da minha carreira até o momento", explica Beto, que no ano passado foi quinto colocado no Mundial Sub-21.

O capixaba Alison analisou a performance ao lado de Bernardo nesta temporada. "Esse ano, já tínhamos terminado em quinto lugar duas vezes. Agora, essa semifinal foi importante. Passo a passo tentaremos crescer na competição. O mais difícil é manter a regularidade", afirma.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS