Vôlei de Praia | UOL | 14/06/2007 12h13

Ricardo e Emanuel vencem duas e se classificam para o Pan

Compartilhe:

Espinho (Portugal) - Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel vão disputar o Pan-Americano. Nesta quinta-feira, eles conseguiram as duas vitórias que faltavam para assegurar a vaga nos Jogos. A dupla disputa a quinta etapa da temporada 2007 do Circuito Mundial, em Espinho, Portugal.

Na primeira partida do dia, os brasileiros passaram pelos anfitriões Teixeira e Azenha, por 2 sets a 0 (parciais de 21-12 e 21-17). Em seguida, derrotaram os canadenses Heese e Cadieux, também em dois sets, com 21-18 e 21-13. Com os resultados, eles não podem mais ser alcançados pelos rivais Márcio e Fábio Luiz, na briga por uma vaga no Pan.

"Queríamos muito essa vaga, era um sonho disputar esse Pan no Rio, competir num evento importante como esse dentro do nosso país, e conseguimos. Estou muito, muito feliz, por mim, pelo Ricardo, pela nossa equipe, nossas famílias e todos que mandaram mensagens de força, de carinho, que torceram pela gente, sempre nos dando muita força", comemorou Emanuel.

"Sem dúvida, essa classificação para o Pan está mexendo muito com a gente e vai nos dar ainda mais motivação para seguir brigando pela vaga olímpica", completou Ricardo.

Antes do início da etapa portuguesa, a última que conta pontos para o ranking do Pan, Ricardo e Emanuel tinham vantagem de 440 pontos sobre Márcio/Fábio Luiz. Os resultados desta quinta valeram mais 180 pontos e com isso, os campeões olímpicos asseguraram matematicamente a classificação.

O Brasil ainda não conquistou nenhum ouro na disputa masculina do vôlei de praia em Jogos Pan-Americanos. Na estréia da modalidade, em Winnipeg-99, Lula e Adriano perderam a final para os canadenses Jody Holden e Conrad Leinemann. O bronze ficou com os brasileiros Roberto Lopes e Franco.

Na edição de Santo Domingo-2003, com apenas uma dupla por país, Luizão e Paulo Emílio também ficaram com a prata, ao serem derrotados na decisão pelos cubanos Francisco Álvarez e Juan Rosell.

Portugal - No Circuito Mundial, nesta sexta-feira, Ricardo e Emanuel vão enfrentar o holandeses De Gruijter e Ronnes, pela terceira rodada da competição em Portugal.

As outras duplas brasileiras também avançaram sem derrotas. Fábio Luiz e Márcio Araújo, enquanto torciam por um tropeço dos campeões olímpicos (que não veio), fizeram sua parte, vencendo duas partidas. Passaram primeiro por Schnider e Gscheidle, da Suíça, com 21-18 e 21-10, e depois pelos japoneses Asahi e Shiratori, com 21-17 e 21-16.

Franco e Cunha derrotaram na estréia a dupla Simek e Podstawka, do Canadá, com 21-15 e 21-13. No segundo jogo enfrentaram os compatriotas Renato Gomes e Jorge Terceiro. Com o nome de Geor e Gia, os brasileiros representam a Geórgia no Circuito Mundial. Eles acabaram derrotados por fáceis 21-14 e 21-16.

Harley e Pedro passaram primeiro pelos venezuelanos Hernandez e Jackson, de virada, em três sets (14-21, 21-18, 15-6) e depois venceram os canadenses Van Huizen e Leinemann (o mesmo que foi campeão pan-americano em Winnipeg-99), por 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 21-13.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS