Vôlei de Praia | Com CBV | 03/02/2008 21h20

Talita vence jogo e conquista título de Rainha das Rainhas

Compartilhe:

Praia

Rio de Janeiro (RJ) - Deu Brasil no Desafio das Rainhas BRA x EUA, realizado na manhã deste domingo, na arena montada na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A Rainha da Praia Vivo 2008, Talita, jogando ao lado da parceira Renata, derrotou a dupla americana formada por Misty May-Treanor e Nicole Branagh, por 2 sets a 1 (11/21, 21/18 e 15/12), em 1h06min de jogo. Com o resultado, o Brasil diminuiu a vantagem americana no placar geral do Desafio das Rainhas: 3 x 2.

"É sensacional ser Rainha das Rainhas. O jogo foi difícil, mas conseguimos virar o placar. Estávamos muito determinadas para conseguir a vitória e levamos isso para dentro de quadra. Não foi uma conquista individual, foi o reconhecimento do trabalho de toda a minha equipe, principalmente da Renata, sem ela não teria conseguido", comemorou a jogadora sul-matogrossense. Talita saiu de quadra emocionada não só com a vitória, mas também com a reação da torcida. "Senti que não era apenas a dupla Renata/Talita em quadra, era o Brasil representado ali. Já me deu o gostinho de como deve ser nos Jogos Olímpicos, representando as cores do meu país", disse Talita que ainda corre atrás de uma vaga para Pequim-2008.

A parceira Renata comemorava uma outra conquista: a primeira vitória sobre Misty May-Treanor. "Tudo bem que ela não estava jogando com a Walsh, mas vencer a May é uma motivação e tanto. Agora sabemos que jogar contra elas não é um bicho de sete cabeças. Foi uma vitória fundamental para começar um ano tão importante para nós", vibrou Renata.

O JOGO - Talita e Renata iniciaram a partida forçando o jogo em cima de Misty May-Treanor, acreditando que a pouca preparação física da jogadora pudesse facilitar o trabalho delas. Mas não foi o que se viu. A dupla americana imprimiu um ritmo de jogo mais rápido, diferente do que as brasileiras estão acostumadas. Assim, rapidamente elas tomaram a frente do placar, com bons bloqueios de Branagh e ataques potentes de May. Por outro lado, Renata e Talita não economizavam nos erros. Em nenhum momento, a dupla brasileira esboçou reação. Nicole e May fecharam o set com facilidade em 21 a 11.

O panorama do jogo mudou no segundo set. Mais concentradas e com uma nova tática de jogo Renata e Talita pareciam outra dupla em quadra. Errando menos e forçando o jogo em Nicole, elas chegaram a abrir vantagem logo no início (5 a 3). Mas as americanas correram atrás e equilibraram o set, empatando no décimo ponto. Mais toda a experiência de Misty May fez a diferença, com defesas precisas e pontos de ataque certeiros ela levou sua dupla à vantagem: 17 a 14. Tudo levava a crer que o caminho para a vitória americana estava traçado. No entanto, o entrosamento da dupla brasileira prevaleceu. Empurradas pela torcida, Renata pegava tudo no fundo de quadra enquanto Talita fechava a rede (foram dois bloqueios consecutivos em Branagh). Elas viraram o placar para 18 a 17 e não demoram para levar o set por 21 a 18.

No set decisivo, Branagh e May pareciam sentir o desgaste físico. Com erros de ataque da dupla americana, as brasileiras abriram 5 a 2. Mas deram chance de reação às adversárias, que chegaram a empatar em 7 a 7. Mas foi só um esboço de virada, Nicole errou o saque e entregou o oitavo ponto para as brasileiras. Renata e Talita reencontraram o seu melhor jogo e ainda contaram com os erros das adversárias para fechar o set em 15 a 12 e comemorar a vitória.

Adriana Behar - Antes do Desafio das Rainhas - BRA X EUA, uma partida que reuniu as medalhistas brasileiras do vôlei de praia marcou a despedida de Adriana Behar das areias. A jogadora que atuou no esporte por 12 anos, sempre ao lado de Shelda, venceu seu último jogo neste domingo por 15 a 12. Participaram da partida Adriana Samuel/Monica Rodrigues e Sandra Pires/Jackie Silva. No fim, Adriana não escondeu a emoção e uma pontinha de tristeza por encerrar uma carreira tão vitoriosa.

"Essas lágrimas não são de tristeza, são de emoção. É muito difícil falar nessa hora, esses 12 anos dizem muito mais do que qualquer palavra. Agradeço a todas as pessoas que acompanharam a nossa carreira e nos ajudaram a construí-la. O jogo de hoje foi uma das partidas mais emocionantes da minha vida, como se eu tivesse entrando em quadra pela primeira vez", disse Adriana Behar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS