Xadrez | Lucas Castro | 18/06/2019 14h14

Definidos os campeões da 2ª etapa do Super-Circuito Estadual de Xadrez

Compartilhe:

A Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (Fesmax) organizou, nos dias 15 e 16 de junho, a segunda etapa do Super-Circuito Estadual de Xadrez, em Naviraí, município distante a 370 quilômetros da capital Campo Grande. A competição reuniu 63 enxadristas.

Segundo a organização, o torneio teve como premiação dois mil reais, dos quais 1,5 mil foram destinados ao xadrez clássico e 500 reais para o estilo blitz (cinco minutos para cada jogador). Os troféus e medalhas foram concedidos pela Chess and Kids.

Pelo naipe masculino, o primeiro colocado foi Fernando Freire, de Três Lagoas, seguido por José Nogueira (2º) e Guilherme Andrade (3º), ambos de Campo Grande.

A quarta posição ficou com Genilson Messias, de Três Lagoas. Logo atrás, vieram Robson Souza (5º), de Corumbá, Leonardo Felício (6º), de Campo Grande, além de Gláucio Cella (7º) e José Felipe Almada (8º), atletas naviraienses.

Competição oferece 2 mil em dinheiro (Foto: Divulgação/Fesmax)

No feminino, Laryssa Cella, de Naviraí, foi a melhor. A enxadrista Dayane Ernestine Rosse ficou em segundo lugar e Kariny Kaori Shikasho em terceiro, ambas da capital. Pela categoria sênior, José Henrique Fugazzola foi o vencedor.

Confira também: Esporte Ágil TV com Angelo Mendonça, presidente da Fesmax e idealizador do Clube Sul-Mato-Grossense de Xadrez

Sami Akamine recebeu o título de melhor sub-20 e, pela sub-12, Erik Kazuriro foi o vencedor. Os dois são campo-grandenses.

Xadrez é desenvolvido significativamente em Naviraí (Foto: Divulgação/Fesmax)

Na sub-14, Kauan Gomes levou a melhor, na sub-16 o campeão foi Vitor Gabriel e, por fim, na sub-18 Felipe Salatin, estes três da Capital do Conesul de Mato Grosso do Sul.

Os resultados completos podem ser conferidos por meio deste link.

Naviraí possui, atualmente, projeto de xadrez que se destaca, desenvolvido voluntariamente pelo enxadrista Gláucio Cella. Além de ser o atual campeão estadual de xadrez blitz, ele também é o único brasileiro a ter vencido o campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen em uma simultânea.

De acordo com a Fesmax, a Gerência de Esportes e Lazer (Gerel) e a Gerência de Educação e Cultura (Gemed) desenvolvem o xadrez no município que, hoje, possui aproximadamente 200 adeptos. O projeto foi implantado em sete escolas municipais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS