Xadrez | Da Assessoria | 21/08/2019 08h11

Final da seletiva para a Taça Projeto Xadrez que Liberta inicia hoje

Compartilhe:

A Final da Seletiva interna para a Taça Projeto Xadrez que Liberta – Juiz Criminal André Luiz Monteiro, inicia nesta quarta-feira dia 21 de agosto às 9h no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, válido para o Super Circuito Estadual Fesmax 2019 que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro no Fórum de Corumbá.

Após um mês e uma semana de seletiva com aproximadamente 40 reeducandas, das duas turmas que participam das aulas de xadrez no Estabelecimento Penal Feminino, chegamos a grande final.

Agora são 10 enxadristas qualificadas para a Grande Final que brigarão pelo título, onde temos 8 brasileiras e 2 bolivianas muito bem qualificadas em busca da vaga.

Elas vão se enfrentar no sistema todos contra todos, onde serão classificadas quatro reedcuandas para representar o Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, na Taça Projeto Xadrez que Liberta – Juiz Criminal André Luiz Monteiro, válido para o Super Circuito Estadual Fesmax 2019 que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro no Fórum de Corumbá.

Conheça um pouco do projeto

Realizado há mais de três anos na unidade prisional, o “Xadrez que Liberta”, idealizado pelo Juiz Criminal André Luiz Monteiro, e conta com total apoio da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez – Fesmax através de seu presidente Angelo Mendonça.

As aulas de xadrez objetiva transformação de condutas e a inclusão social pelo esporte da mente, melhorando o raciocínio lógico, a memória e a concentração das custodiadas, além estimular a disciplina, a autoestima e o respeito às regras para solução de problemas e elaboração de projetos de vida.

Através do projeto, a participação das detentas de Corumbá em torneios de xadrez está se tornando constante, levando também inclusão a estas mulheres.

Para a diretora do presídio feminino de Corumbá Elizandra Assis da Silva, a atividade tem sido muito positiva na unidade prisional, já que diminui o nível de ansiedade, característico do ambiente de aprisionamento.

As quatro primeiras reeducandas classificadas na seletiva interna final representam o Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” de Corumbá, e agora será a oportunidade de mostrar que as mulheres podem jogar contra os homens numa competição que usam o raciocínio e os nervos de aço.

Cada reeducanda que disputar o Estadual vão receber um certificado de 60 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS