Xadrez | Da Redação/Com Hoje MS | 11/12/2012 11h00

Jovem garota de Três Lagoas fica em décimo em Sul-americano

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A enxadrista três-lagoense Julia Yumi Ono Nakamura, 12 anos, foi destaque no que se refere em representar bem a cidade em uma competição de renome. Isso porque, a atleta ficou em 10º colocada no Sul Americano, que aconteceu na Bolívia, em Cochabamba de 3 a 7 de dezembro. 

Participaram do evento sete países da américa do sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Venezuela.

De acordo com o treinador Gérson Peres Batista, a três-lagoense obteve um bom resultado ficando em 10º lugar, pois perdeu para adversárias fortes: a campeã - Nathaly Monroy (Bolívia), com rating fide: 1744, a vice-campeã - Bárbara Palacios (Venezuela)/1781 rating fide  e a 5ª colocada - Adriana Palao/1617 rating fide. Todas com rating fide superior ao de Julia, que tinha 1366.

Esta é a segunda vez que Júlia participa de um campeonato Sul-americano de Xadrez. Em 2009, aqui no Brasil, na cidade de Mendes-RJ, ela ficou em 17º lugar.

A delegação brasileira foi acompanhada pela AR Adriana Lot, que acompanhou os jogadores desde a chegada, na acomodação, durante todas as partidas, na alimentação e até na hora do embarque.

Blitz

Julia também participou do torneio paralelo chamado Blitz, que é um torneio rápido com sete rodadas de 10 minutos para cada jogador, que foi alterado para apenas 5min devido ao horário. Este torneio aconteceu na última quarta-feira (5), às 20h, Julia ficou em 7ºlugar. “Ela não ficou contente com o resultado, pois, está habituada a jogar partidas pensadas com duração média de 4h, mas foi uma experiência interessante”, disse a mãe da enxadrista, Solange Mitie Ono.

Treinamento

Para estar devidamente preparada para a competição que reuniu enxadristas experientes Julia treinou em média duas horas por dia sendo que duas vezes por semana ela também treina online.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS