Atletismo | Dourados News | 02/05/2006 18h06

Parceria com Unigran integra crianças e adolescentes indígenas

Compartilhe:

Dourados (MS) - As crianças indígenas da Escola Municipal Francisco Meirelles estão tendo a oportunidade de praticar atletismo por meio de um projeto da "Amigo do Índio" (AMI), organização da sociedade civil de interesse público parceira da Unigran. O projeto está sendo realizado no Núcleo Atividades Múltiplas (NAM) da Instituição que fica na Aldeia Jaguapiru. O objetivo é estimular a prática esportiva pelas crianças indígenas e o atletismo é tido como esporte de base.

O projeto combina atividades físicas tradicionais dos índios com modalidades atléticas convencionais. Segundo o coordenador do projeto, o professor de Educação Física Antonio Pietramale, o atletismo "reflete os movimentos essenciais do ser humano - caminhar, correr, saltar e arremessar". E entre os jovens indígenas, as corridas de curta e média distâncias e modalidades como a de saltos em distância são os preferidos.

Inclusive, a Reserva Indígena já produziu atletas destacados, como a índia terena Cristiane Alves Machado, terceira colocada na Meia-Maratona do Rio de Janeiro, em 2003, e Laucídio Flores, bicampeão em lançamento de dardo dos Jogos Indígenas Nacionais. "Aqui, temos alunos que já participaram de campeonatos importantes, mas faltam alguns recursos essenciais como roupas, tênis adequados para a prática do esporte", acrescenta Pietramale.

As aulas e competições do Projeto de Atletismo são realizadas toda terça e quinta-feira, reunindo, em média, cinqüenta crianças e adolescentes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS