Futebol Feminino | Com Imprensa CBF | 20/08/2024 12h30

Brasileirão Feminino Sub-17 é encerrado com festa colorada

Compartilhe:

O Brasileirão Feminino Sub-17 foi encerrado na noite desta segunda-feira (19) com uma final emocionante. O Internacional venceu, nos pênaltis, o Grêmio por 4 a 3, no Sesc Protásio Alves, e conquistou o bicampeonato consecutivo da competição. No tempo normal, o Gre-nal terminou com um empate por 2 a 2. As coloradas reagiram nos minutos finais. Aos 35 min do segundo tempo, Piauí fez o primeiro. O gol de empate foi marcado por Duda Abreu aos 45 min da etapa final.

A decisão da terceira edição da competição foi empolgante até o final. Com um título do Brasileirão Feminino cada, os dois times fizeram um clássico excelente, com boas chances de gols e defesas compactas, mostrando o alto nível da base feminina no Brasil.

O desenvolvimento do futebol feminino é uma das prioridades da gestão do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Nas categorias de base, com o "Programa CBF Transforma", são investidos mais de R$ 5,5 milhões na criação de 54 novos “Torneios Femininos de Base” em diferentes regiões do Brasil.

A gerente de competições da Confederação Brasileira de Futebol, Aline Pellegrino, comentou sobre a final e a importância do investimento feito pela CBF no futebol feminino de base.

“Foi um prazer muito grande participar dessa final aqui em Porto Alegre. Sabemos de tudo que aconteceu no estado, que ainda está se reconstruindo, e ver que povo gaúcho foi tão resiliente e que o futebol ajudou de uma certa forma é muito bom”, disse.

“Foi um Gre-nal com tudo que tem direito, dois clubes que chegaram invictos até a decisão. Gostaria de parabenizar os 16 clubes que participaram dessa edição, que pela primeira não teve jogos acontecendo em sede única. Parabenizar também a CBF e a gestão do presidente Ednaldo Rodrigues, que vem dando todo o apoio para o futebol feminino”, completou.

Gabriela Luizelli, do departamento de competições da Federação Gaúcha, ressaltou o impacto que uma final de Campeonato Brasileiro com dois times do Rio Grande do Sul tem para a entidade.

“É super importante pra gente ter dois times do Rio Grande do Sul na final de um Brasileiro de base feminino. Mostra o quão bem feito está sendo feito o trabalho aqui no Sul tanto pelo Grêmio quanto pelo Internacional. Foi uma grande final e mais uma vez um time gaúcho é campeão do Brasileirão Feminino Sub-17”, disse.

Elis Rodrigues Filho, diretor de futebol feminino do Internacional, celebrou o título e falou sobre a importância de acreditar no futebol de base.

“É um excelente trabalho que vem sendo feito, a gente investe, acredita na base, acredita na formação das atletas como cidadãs. Estamos falando de meninas muito jovens que os pais confiam a nós a responsabilidade de trabalhar com elas. Acredito que estamos colhendo o que a gente plantou”, disse.

“Nós não desistimos e é um orgulho vestir essa camisa. Estamos muito felizes, mas na quinta-feira já voltamos com o trabalho pois é dia de reapresentação das atletas”, finalizou.

Marianita da Silva Nascimento, diretora de futebol feminino do Grêmio, reforçou que apenas o fato do clube chegar a mais uma final já é motivo de felicidade.

“Em primeiro lugar, foi um grande jogo e eu queria parabenizar o Internacional que foi campeão. Aqui no Grêmio damos muito valor a categoria de base, estamos investindo e conseguimos chegar a mais uma final. Apesar de não termos conquistado o título, estamos satisfeitos e felizes com a colocação da equipe”, afirmou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS